Internet LiFi: conheça a nova evolução da internet sem fio
Internet LiFi: conheça a nova evolução da internet sem fio
A Internet LiFi é a mais nova forma de Internet sem fio, do termo inglês "Light Fidelity", é uma tecnologia que emprega luz para transmitir dados em alta velocidade, o método consiste em transoportar informações digitais por meio de luz infravermelha ou ultravioleta. A tecnologia é capaz de transmitir Internet por meio da luz, e promete substituir a Wi-Fi em diversas situações no futuro.
Nova e em fase de testes, a Internet LiFi vem chamando a atenção. As promessas são grandes, mas será que a moda pega?
Como funciona a Internet LiFi?
A tecnologia, que parece ter saído de um filme de ficção científica, já é realidade.
A LiFi é a aposta da Signify, divisão da Philips de iluminação. Recentemente, a empresa anunciou a primeira lâmpada com suporte à tecnologia. As lâmpadas de LED Philips PowerBalance gen2 e Philips LuxSpace possuem um modem interno responsável pela modulação da luz com uma intensidade e frequência imperceptíveis a olho nu.
A transmissão funciona apenas quando a luz está acesa. Atualmente é necessário um dispositivo conectado ao USB do computador ou dispositivo móvel para se conectar. O chamado dongle (conector) LiFi é responsável pela detecção da luz e troca de dados via links infravermelhos.
Atualmente, a tecnologia está sendo testada em um escritório de Paris. Dados já apontam que a velocidade dos modelos lançados chega em 30 Mb/s, além de ser mais estável que sua irmã mais velha, a Wi-Fi.
Vantagens e desvantagens dessa Tecnologia.
A principal vantagem da Internet LiFi pode ser vista, em um primeiro momento, como um problema. Por ser transmitida via luz, a internet não consegue atravessar paredes – ou seja, cada cômodo de uma casa, por exemplo, deveria ter sua própria lâmpada.
Porém essa característica aumenta – e muito – a segurança da conexão. Justamente por isso, a Internet LiFi está sendo prometida como uma ótima solução para ambientes que precisam de confidencialidade, como escritórios de segurança, bancos e órgãos do governo.
Ao mesmo tempo, a tecnologia seria capaz de facilitar a conexão em locais em que a Wi-Fi não funciona bem, como ambientes subaquáticos e subterrâneos.
Além disso, a LiFi é segura para uso em ambientes com equipamentos que podem ter interferências à radiofrequência, como ambientes hospitalares.
Uso doméstico da Internet LiFi
A expectativa é que a tecnologia não demore para chegar em ambientes domésticos e em empresas menores. No momento, o maior empecilho é a necessidade de usar um conector externo para a conexão.
Porém, se a Internet LiFi seguir os passos da Wi-Fi, é esperado que no futuro os computadores sejam compatíveis nativamente à tecnologia.
Mesmo com essa possibilidade, a startup pureLiFi também está investindo pesado na tecnologia e dispositivos compatíveis. Focada no uso doméstico, a empresa desenvolveu um protótipo de case para smartphone que conecta-se à rede LiFi e componentes internos para notebooks.
A LiFi promete um futuro com Internet mais rápida, estável e segura. Mesmo assim, vamos aguardar para ver.
Quer mais dicas?
20/04/2020 | Antivírus pago vale a pena? Confira os prós e contras
13/04/2020 | Divulgue seu negócio : Quem não é visto, não é lembrado!
06/04/2020 | Como identificar um HD defeituoso
Jailson Marinho
Proprietário
Os artigos aqui escritos: dicas, ilustrações, vídeos, comentários e qualquer conteúdo são extraídos da internet das mais variadas fontes, são artigos técnicos que não agridem ou denigrem a qualquer pessoa que seja, são sempre de locais públicos. As marcas aqui citadas são respectivamente de seus fabricantes.